Pentecostais e cia., fanatismo perigoso

Postado originalmente no blog Férias do Clark. Os links descritos nesta postagem direcionam para os originais em referido blog.


Certa vez ouvi de um pastor que evangélico bom é aquele que faz barulho.

O pentecostalismo é uma doutrina cristã que se caracteriza pelo "sentir" a presença do Espírito Santo. De acordo com os seguidores dessa doutrina, esse "sentir" os deixa em êxtase, motivo pelo qual seus cultos são agitados. Não sou psiquiatra, mas como leigo imagino que o ambiente induza o indivíduo a um estado de transe.

Isso explicaria a glossolalia, um dos principais ritos apresentados pelas comunidades pentecostais. De acordo com a Wikipedia, "a glossolalia, nada mais é do que um fenômeno de psiquiatria e de estudos da linguagem, em geral ligado a situações de fervor religioso, em que o indivíduo crê expressar-se em uma língua por ele desconhecida, em geral inexistente, mas por ele tida como de origem divina; entretanto essas falas são caracterizadas pela repetição da cadeia sonora, sem qualquer significado sistemático e, ainda, com raras unidades linguísticas previsíveis, sendo o falante incapaz de repetir qualquer dos enunciados já pronunciados. Os praticantes creem reproduzir o fenômeno conhecido por dom de línguas, descrito no segundo capítulo dos Atos dos Apóstolos, embora no referido livro o fenômeno seja explicado não como a fala de uma língua estrangeira, pura e simplesmente, pelos apóstolos, mas sim o fato de os estrangeiros presentes em Jerusalém entenderem em seu próprio idioma o que estes diziam: 'porque cada um os ouvia falar na sua própria língua'."

Conjecturando que realmente tenha existido e que a história apresentada na Bíblia condiz, pelo menos em parte, com a realidade: será que Jesus, no Monte das Oliveiras, levantou os braços, pulou e gritou em altos brados: "Pai afasta de mim esse cááááliceeeeeeee..."?

Até ai tudo bem, cada louco com suas loucuras. O problema é que por algum fenômeno social, que imagino ser a necessidade de se apegar a algo mais fervoroso, em virtude da carência do povo, o pentecostalismo vem crescendo no Brasil, com seus seguidores se segregando, como se fossem uma irmandade. Isso se reflete inclusive na forma como estão se infiltrando nos governos, com amparo dos "fiéis". Sempre aplicando, mesmo que veladamente, sua doutrina.

Talvez, por se acharem seguidores de uma "fé verdadeira" se acham superiores aos demais, estando assim acima da "lei dos homens", algo que fica explícito na PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO que causam e no ROUBO das criações artísticas, quando se apropriam de um ritmo musical trocando a letra, sem pagar direitos autorais para produzirem seus famosos "hinos de louvor". Situações que presencio todo final de semana já que moro entre duas igrejas pentecostais, cada uma competindo com a outra para ver quem faz mais barulho. Neste fim de semana mesmo a banda de uma delas trocou a letra de "I Don't Want To Talk About It" de Rod Stewart. Puxa, mas não são criações, como eles dizem, mundanas? "Ah, mas foi modificada para louvar", dirão alguns. "Então pode!" Mas não é uma apropriação indevida? "Ah, mas é para louvar!" Mas não está muito alto o volume da banda? "Ah, mas estão louvando"!



Na cabeça deles, eles possuem mais direitos do que os outros por se acharem os "escolhidos". Assim, virar evangélico (sobretudo pentecostal) significa se redimir de todos os pecados e ter carta branca para agir e pensar da forma que bem entender sobre quem não é.

Retirado do Facebook. Garota convertida comenta sobre a tragédia em Santa Maria (RS). Eita amor cristão...


Tudo isso, se escondendo sob o pano da "liberdade religiosa", que lhes permite até terem isenção de impostos. Afinal de contas, somente gritando é que eles conseguem "sentir" o Espírito Santo. Obviamente, nossos governantes, com medo de perderem os votos dos evangélicos, se omitem. (Leia também: Igrejas arrecadam R$ 20 bilhões no Brasil em um ano e Top 5 pastores mais ricos do Brasil)

Mas tudo tem limite, ou pelo menos deveria ter. Neste ritmo o fanatismo religioso proporcionado por estas denominações religiosas chegará as vias de fato. Exemplos de intolerância e egoísmo produzido por religiosos, incluindo pentecostais, temos muitos. E justamente por serem intolerantes, pessoas de outras denominações acabam reagindo, o que pode gerar conflitos. A princípio isolados. (Leia também: Estudos sugerem: generosidade não é gerada pelas religiões e religiosos são mais solidários com quem professa a mesma fé e Fanatismo religioso gerando ação de intolerância

Não me entendam mal, pois acho que eles tem o direito de louvarem a quem e da forma que quiserem, mas na medida em que tentam se impor, principalmente com o barulho, cria-se um problema. Se querem berrar, e de acordo com eles, é algo intimo, não uma "propaganda" da religião, o que duvido, instalem isolamentos acústicos. Deveria ser uma obrigação! Mas é claro, que nossos governantes continuarão se omitindo. 

Se não respeitam o vizinho, o que farão quando forem a maioria no Congresso? E se assumirem a presidência? Uma teocracia? As outras denominações serão perseguidas? Elas irão reagir? A História tem muitos exemplos de países onde houveram guerras motivadas por questões religiosas.



Liberdade religiosa não deve ser confundida com libertinagem religiosa. O direito deles não pode invadir o de quem não segue suas doutrinas. O mesmo vale para todas as doutrinas que agem da mesma maneira, como os carismáticos da Igreja Católica.

Abaixo alguns vídeos:

Igreja é fechada pelo barulho excessivo! Casos assim são raros diante da demanda. Como sempre o líder da igreja ao invés de tentar se adequar a, como eles dizem, "lei dos homens", apela para uma suposta intolerância religiosa.




Exemplos de fanatismo religioso. No primeiro vídeo, homem tenta recriar passagem bíblica pregando para leões. No segundo, evangélica confunde GPS do celular com demônio e tenta exorcizar o aparelho.







Igreja evangélica em ação. Desrespeito aos vizinhos. Culto religioso ou festa rave?






Evangélicos se acham acima da lei e preferem protestar contra fechamento de igreja ao invés de se adequarem. Reparem nas palavras do pastor, que para justificar o altíssimo volume, faz um paralelo com pagodes e festas, sem levar em consideração que estes eventos não são diários e nem sempre em local fixo. Reparem também nas palavras da "fiel" aos 2:09 que justifica a perturbação do sossego com a desculpa de que estão "levando o evangelho" as pessoas. 





Mais um exemplo de igreja barulhenta e a complacência dos governantes.



Forma típica de culto em templos pentecostais: "Adoração profética barulho de adorador". Fica a pergunta no ar. Por que barulho?




Para finalizar, vi em vários blogs e vídeos usarem como defesa contra quem questiona o barulho, o fato de se fazerem festas e eventos barulhentos e, de acordo com os evangélicos, ninguém reclamar. Em primeiro lugar, é se fazer muito de vítima imaginar que as pessoas só reclamam do barulho feito pela igreja. Eu mesmo já reclamei aqui de um clube barulhento perto de minha casa (clique aqui para ler). Em segundo lugar, é de uma desonestidade intelectual sem tamanho traçar um paralelo entre festas e eventos pontuais com cultos religiosos que acontecem praticamente todos os dias e em local fixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...